segunda-feira, 29 de setembro de 2014

A Importância do Desporto e da Atividade Física

Mens sana in corpore sano?

Pela Dra. Ema Barros Mendes
Psicóloga Clínica de Crianças e Jovens
O desporto e a atividade física têm vindo, gradualmente, a ser substituídos por outras atividades lúdicas que promovem o sedentarismo das crianças e jovens como, a televisão, o computador e jogos eletrónicos. A predominância de um estilo de vida sedentário poderá comprometer a saúde destes a curto, médio e longo prazo e limita também aprendizagens necessárias para o desenvolvimento cognitivo, social, moral e emocional que por sua vez o desporto e a atividade física promovem. Existem estudos que apontam neste sentido, nomeadamente, uma investigação desenvolvida pela Faculdade de Motricidade Humana, da Universidade de Lisboa que demonstrou que alunos que fazem exercício físico apresentam melhores resultados académicos.
As vantagens do exercício físico:
 
Desenvolvimento cognitivo: aumenta a capacidade de raciocínio, treina competências de resolução de problemas, desenvolve ainda a memória, a atenção e a concentração. Proporciona um maior auto-conhecimento e noções das próprias potencialidades e limitações. Facilita uma maior flexibilidade de pensamento e desenvolve a criatividade.
 
Desenvolvimento emocional: proporciona a ocupação do tempo livre de uma forma lúdica. Permite o reconhecimento dos outros e uma auto-imagem positiva. Durante o exercício físico são também libertados neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar no cérebro (endorfinas) e há um amento da estabilidade emocional e satisfação com a vida. Permite a aquisição de estratégias de auto-regulação emocional, ao nível da gestão de emoções como a ansiedade e a frustração perante derrotas ou insucessos. Proporciona, do mesmo modo, a superação e a exploração de limites pessoais ao enfrentar os desafios. Promove também a persistência, a paciência e a capacidade de ter rendimento mesmo sobre pressão. Desenvolve ainda a auto-disciplina, o auto-controlo e a adaptação à mudança.

Desenvolvimento físico e motor e promoção da saúde: para além de promover o crescimento, o desporto aumenta a resistência, a flexibilidade, a força e a massa muscular. Desenvolve habilidades de coordenação e de locomoção. Permite também o fortalecimento da estrutura óssea, prevenindo a osteoporose.
Atua, do mesmo modo, na prevenção de doenças cardiovasculares, por baixar os níveis de colesterol e diabetes e por regular os níveis de açúcar no sangue. Proporciona também um controlo do peso, combatendo a obesidade infanto-juvenil e atua nas perturbações do sono. Prevenindo ainda o sedentarismo na idade adulta, por criar desde cedo hábitos de vida saudáveis

Desenvolvimento social: Facilita o relacionamento interpessoal. Promove a integração social, uma vez que através do desporto as crianças e os jovens poderão fazer novos amigos e relacionar-se com diferentes culturas. Estimula a responsabilidade, a autonomia e a interiorização de regras e valores fundamentais na vida em sociedade: a aceitação do outro, a partilha, a cooperação e o Fair-play. Desenvolve, do mesmo modo valores como: lealdade, empatia, integridade, honestidade, competitividade saudável e tolerância. Promove o respeito pelas regras, pelos colegas, pelos adversários e pelas figuras de autoridade (treinadores, júri e árbitros)
Desenvolve ainda competências de comunicação como a assertividade.
 
Para além de ser uma atividade lúdica que estimula o desenvolvimento e que promove um crescimento saudável, o exercício físico poderá ser uma excelente forma das crianças e dos adultos disfrutarem do tempo especial em atividades conjuntas.
Fonte da Imagem: Google
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário