quarta-feira, 10 de setembro de 2014

E amanhã já é dia de escola…

 

Pela Dra. Ema Barros Mendes,
Psicóloga Clínica de Crianças
 e Jovens
Durante as férias há frequentemente alterações nas rotinas e por momentos, deixamos de ser escravos de horários rígidos. Deitamo-nos e acordamos mais tarde, “jogamos fora” o relógio e mudamos por completo os nossos hábitos. Quando regressamos ao trabalho sentimos uma grande diferença e as nossas crianças e jovens sofrem ainda mais estes efeitos pois para além de terem menor capacidade de adaptação, estão cerca de 3 meses de férias, habituados a outras rotinas. Assim, é necessária uma preparação para uma melhor adaptação aos novos hábitos para o início do ano letivo para que as crianças e jovens não vão desmotivadas, com sono ou cansadas para as aulas, o que tem repercussões no seu humor, no seu comportamento e na capacidade de assimilação dos conteúdos.

Tenho sono…deixem-me dormir mais um bocado…

É fundamental, pelo menos uma semana antes da escola recomeçar, retomar os horários para que o organismo se habitue à hora de despertar e de ir dormir.

Também poderá ajudar, colocar o despertador 10 ou 15 minutos mais cedo nas primeiras semanas de aulas, para não correr o risco de atrasos, pois é preciso algum tempo para retomar o ritmo, já que este é alterado nas férias, pela descontração natural da época.

Quero comprar tudo novo este ano!

Antes de comprar o material escolar pesquise as promoções e veja o que já tem em casa do ano passado para não comprar coisas a mais. Explique que é importante aproveitar o que sobrou do ano anterior.

Coloque etiquetas no material escolar da criança ou jovem e explique que tem que ser responsável pelo mesmo, tentando não estragar nem perder.

Quero a natação, o inglês e o judo!

Na hora de escolher as tarefas e atividades extra-curriculares, fale com a criança ou jovem e perceba quais as quais é que quer fazer, deixe-o/a escolher, mas no entanto advirta para o facto de estas roubarem algum tempo e deixe claro que a escola está em primeiro lugar. Para algumas crianças e jovens é muito importante ter este tipo de atividades que, para além de prazerosas, desenvolvem áreas que na escola geralmente não são desenvolvidas, contudo, nalguns casos é difícil conciliar a escola com estas, acabando por ser uma grande sobrecarga e mais uma pressão. Converse e perceba qual a importância e disponibilidade que têm antes de fazer a inscrição.

Outro aspeto fundamental é explicar-lhes que agora vão ter menos horas para jogar ou ver televisão porque têm que fazer os trabalhos de casa e estudar. Antes da escola iniciar defina de forma clara que só poderão jogar ou ver televisão depois de terem os trabalhos feitos e a mochila preparada para o dia seguinte.

É ainda útil colocar um quadro na cozinha com as atividades dos membros da família com os respetivos horários para melhor organização das rotinas de todos.

Fonte da imagem: Alexandre Beck

Onde é que está o meu estojo? O que vou vestir?

Se a roupa e a mochila ficarem prontas na véspera será mais fácil cumprir os horários e iniciar o dia com maior tranquilidade, o que tem influência durante todo o dia.

O que vou fazer para o jantar? Já é tão tarde…

Deve planear as refeições da semana para que seja mais fácil organizar o seu tempo.

Poderá preparar refeições simples e saudáveis, com alimentos ricos em ómega 3, como o salmão, atum e frutos secos (fundamentais na aprendizagem escolar) e compensar a nutrição no jantar com os alimentos que sabe que não comem ao almoço na cantina da escola.

O lanche para levar para a escola deverá ser preparado na véspera para que não o faça à pressa de manhã.

Vou voltar outra vez à escola…que seca…

Se possível inscreva a criança no ATL da escola uma semana antes de as aulas começarem para que esta se vá habituando a levantar cedo e às novas rotinas, desta forma fará também novos amiguinhos antes das aulas.

É importante, do mesmo modo, falar com a criança ou jovem e perceber quais as suas expectativas e medos relativamente ao próximo ano letivo. Foque os aspetos positivos, como tudo aquilo que vão aprender e os recontros que vão ter com os amigos.

Apesar do regresso às rotinas ser causador de stress, evite passar essas emoções para a criança ou jovem, mostrando sempre o lado bom de voltar às aulas, pois só assim receberão o novo ano letivo felizes e confiantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário