quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Voltámos à piscina!

Inscrevemos o D na piscina assim que nasceu não só como medida preventiva contra os afogamentos, que é uma das maiores causas de morte infantil, banheiras, piscinas e até pequenas quantidades de água são perigosas para os bebés, mas também por todos os benefícios quer ao nível respiratório, motor, psíquico, da interação e autonomia...  Nas piscinas informaram-nos que por norma as crianças só iniciam as aulas com 1 ano mas felizmente houve vagas antes e, como assumimos a responsabilidade, o D começou a frequentar a piscina aos 8 meses.
Já tínhamos lido imenso sobre o assunto e falámos também com o pediatra que nos alertou para alguns perigos como as otites e a pele atópica, pesámos os prós e o contras e decidimos ir. Além de todos os benefícios relativos ao desenvolvimento, este tipo de atividades fortalece os vínculos entre o bebé e os pais. Agora passados 20 meses, temos a certeza que tomámos a melhor decisão. O D nunca teve nenhum problema relacionado com a piscina e está cada vez mais à-vontade com a água. Notamos uma maior interação com as outras crianças e professor (pena que mude a cada início do ano letivo) e independência nas tarefas. O D adora, quer sempre ficar mais tempo. Até para nós tem sido muito bom e gratificante!

 No início... 

Como o tempo passa rápido!
 Entrámos com um bebé de colo e agora saímos com um menino pela mão!

Aqui ficam algumas das vantagens da natação:
 
Benefícios da natação:
 
- Desenvolvimento psicomotor: Melhora a coordenação, o equilíbrio e o conhecimento do espaço. Aumenta a força graças aos exercícios musculares, fazendo com que exista um desenvolvimento prematuro nas habilidades psicomotoras tais como gatinhar e caminhar.
 
- Fortalecimento do sistema cardiorrespiratório: É benéfico para a condição cardiovascular e, dessa forma, melhora a resistência do bebé. Amplia a capacidade do seu sistema respiratório e a regulação adequada à sua circulação sanguínea.
 
- Relaxa a criança: Os exercícios suaves combinados com a água a uma temperatura agradável relaxam o bebé, estimulam o seu apetite, aumentam o apetite e fazem com que a criança durma melhor e, como consequência, melhora o seu carácter e comportamento.
 
- Reforça a sua segurança e a sua independência: O bebé sente-se mais seguro e desfruta da natação ao sentir que os seus pais têm a sua atenção concentrada nele. Aumenta o seu sentimento de independência e de auto confiança.
 
- Aumenta o coeficiente intelectual: Está demonstrado que os bebés que fizeram natação nos primeiros 2 anos de vida desenvolveram uma perceção maior do mundo que os rodeia. A água estimula a capacidade de brincadeira da criança e isto repercutirá positivamente nas futuras aprendizagens.
 
- Desenvolve as habilidades vitais de sobrevivência: Aprendem a ultrapassar dificuldades, o que mais à frente utilizarão no dia-a-dia para serem mais autónomos.
 
-  Ajuda na socialização: Estimula a confiança em si mesmo e, dessa forma, melhora a comunicação com os outros. A convivência na piscina com as outras crianças ajudará a criança a relacionar-se melhor, para além de aprender a compartilhar e a realizar atividades junto de outras pessoas.
 
- Fortalece o seu sistema imunitário: São crianças que não sofrem tanto de constipações, otites, etc. Isto porque o seu sistema acostuma-se a uma série de circunstâncias.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário