quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Cuidados nas férias com as crianças

Pela Dra. Ema Barros Mendes
As férias são o momento mais desejado do ano mas com crianças os cuidados devem ser redobrados para que tudo corra bem. É uma época de descontração e como seres humanos que somos por vezes pequenas distrações e descuidos acontecem. Deste modo, aqui seguem algumas dicas para que possa usufruir das suas férias em pleno com as suas crianças.
Rotinas do Sono:
- Por estar de férias a criança poderá deitar-se e acordar mais tarde, mas tente não quebrar muito a rotina, explicando o porquê e que é pontual.
Alimentação e hidratação:
- Nas férias há uma mudança nas rotinas de que resulta um maior descuido com a alimentação. A criança deve beber mais água, sumos e batidos de fruta naturais para prevenir a desidratação – dê à criança bastante água mesmo que esta não peça. Se não confiar na água canalizada do local onde estão é aconselhável que recorra a água mineral engarrafada.
- Prepare os lanches em casa para evitar que a criança coma comida processada com muito sal, açúcar e gordura. Poderá colocar 2 peças de fruta ou um sumo natural, sandes e/ou bolo caseiro - deve ter cuidado com as sandes compradas na rua, especialmente as que contém ovo e maionese pelo risco de bactérias e intoxicações alimentares.
- Faça comida leve para uma mais fácil digestão – inclua muitas verduras, frutas e evite muita gordura.
- Por ser época de férias o jantar poderá ser substituído por um lanche grande ao final da tarde ou o almoço por sandes mas não abdique de pelo menos uma das refeições principais. Apesar de a época pedir um descanso das rotinas sempre que mudar uma regra na alimentação deverá explicar o porquê e que é pontual.
Segurança e bem-estar nas férias:
- Adeque o destino à idade da criança e às suas necessidades - crianças mais novas exigem cuidados diferenciadas, devendo escolher locais com hospitais, centros de saúde ou com este tipo de atendimento.
- Deve levar uma pequena mala de primeiros socorros para uma eventualidade e medicamentos que o pediatra recomende, para dores, febre ou diarreia, por exemplo.
- Não se esqueça de nenhum brinquedo importante para a criança para prevenir birras, diga-lhe para escolher até X brinquedos e coloquem logo numa malinha.
- À chegada ao local deverá explorar e detetar possíveis perigos assim como a existência das respetivas proteções - verifique as escadas, as varandas, a piscina ou se há armários com detergentes ou medicamentos à mão da criança ou outros objectos de perigo para prevenir acidentes durante as férias.
 
Fonte da Imagem: Alexandre Beck
 
- Sem alarmar em demasia fale sobre os perigos e estabeleça regras com a criança antes de sair de casa: deve andar sempre de braçadeiras (consultar normas) * mesmo que não esteja na água para prevenir, caso esta caia ou vá para a água sem que se dê conta disso, não se poderá afastar mais do que 2 passos de gigante e sempre que quiser ir a algum lado deve perguntar-lhe sempre primeiro se pode ir.
- Para andar de barco ou praticar desportos náuticos deve usar sempre colete salva-vidas (ver normas) *
- Recorra a uma pulseira de identificação, por exemplo, a do projeto ESTOU AQUI**
- Caso a criança não fique aos seus cuidados, converse com os adultos com quem esta vai ficar, certificando-se que estão informados sobre os cuidados a ter.
Proteção contra os Raios Ultra Violeta:
Ao ar livre proteja a criança dos raios UV:
- Deve vesti-la com roupas de algodão, leves e de manga curta em vez de alças para proteger os ombros e não a deve expor diretamente ao sol.
- Utilize um protetor solar fator 50+, coloque antes de sair de casa e renove de 2 em 2 horas.
- Não abdique de um chapéu de abas para a sua criança, pois protege a cara, as orelhas e nuca, nem dos óculos de sol adequados (consultar normas) *
- Faça os passeios de manhã e ao final da tarde evitando as horas de calor, entre as 11h e às 17h.
Durante as viagens:
- A refeição antes da viagem deve ser ligeira.
- A criança deve viajar numa cadeirinha adaptada à sua idade, com o cinto de segurança (ver normas) *
- Como modelo, utilize sempre o cinto de segurança bem colocado para que a criança o/a imite.
- Previna a desidratação - tenha sempre água consigo e evite viajar nas horas de maior calor (11h às 17h).
- Crie jogos durante a viagem: cores dos carros, marcas ou palavras com as letras das matrículas.
- Em viagens grandes deve parar de 2 em 2 horas.
 
*Poderá consultar as páginas da Associação para a promoção da segurança infantil (APSI) para ver as normas de segurança: http://www.apsi.org.pt/ https://www.facebook.com/apsi.org.PT

Sem comentários:

Enviar um comentário