quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Adeus chucha!!!

Já passaram duas semanas desde que tirámos a chucha ao Diogo Os primeiros dias não foram fáceis mas resistimos, de coração apertadinho mas resistimos!
Raras foram as vezes que nos pediu a chucha, mesmo quando via outras crianças com a chucha na boca não pedia nem choramingava, o pior era quando por alguma razão se sentia mais frágil ou quando estava cansado, ficava impertinente, tudo o irritava. Para piorar veio a febre, as dores, a virose, a falta de apetite, o cansaço das noites mal dormidas, as dele e as nossas, a falta do consolo da chucha e consequentemente as birras! mas nós resistimos... Sei que as birras são normais, sobretudo, nesta fase mas não estávamos habituados, valeu-nos a resistência e a paciência. Podem até estar a pensar que fui insensível mas acredito que foi o melhor para ele, custou-me horrores e tive muitas vezes vontade de lha dar e acreditem, tinha sido mais fácil, muito mais fácil! mas resisti... desta vez a voz da razão sobrepôs-se à voz do coração.
Há uns meses aconteceu o mesmo, quando decidimos tirar-lhe a chucha ficou doente e não resistimos a dar-lha quando nos pediu. O processo até estava a correr muito bem, para nosso espanto, mas quando ficou doentinho houve retrocessos, não resistimos àqueles olhinhos doces e voz meiga, no entanto, o uso da chucha ficou restrito às horas do sono. Correu bem mas, agora, pedia a chucha a toda a hora, estava cada vez mais dependente! Achei que se deixasse passar mais tempo seria ainda pior, já para não falar dos problemas que podem surgir relacionados com o uso da chucha.
Acho que conseguimos, há dez dias que não faz birras e nos últimos dias nem tem falado na chucha. A calma e os sorrisos voltaram a reinar. As noites têm sido muito mais tranquilas e as sestas mais fáceis.
Não há receitas para estas coisas, cada criança é uma criança e o que resulta com umas pode não resultar com outras. Vejam este post com algumas dicas, pode ser que ajudem!
No nosso caso, o segredo foi a resistência física e psicológica, a paciência, muita paciência, o carinho, a compreensão e o amor! Há melhores ingredientes?
E vocês, como foi?

Nunca pensei dizer isto, até porque nunca gostei da chucha, mas às vezes sinto saudades de o ver com ela, do ar de bebé... crescem tão rápido!!!

 

Sem comentários:

Enviar um comentário