segunda-feira, 23 de junho de 2014

Consulta do 2 anos: dicas e sugestões!

Fomos com o D ao pediatra para a consulta de rotina dos dois anos, apesar de não estar tão receosa como nas primeiras consultas a verdade é que tenho sempre medo que alguma coisa corra menos bem mas felizmente o nosso menino segue forte e saudável.
O D tem sido seguido, desde que nasceu, pela nossa médica de família que adoro, aliás, adoro a médica e a enfermeira, sempre disponíveis e atenciosas, tudo o que uma mãe de primeira viagem mais precisa. Mas fizemos questão que fosse seguido também por um pediatra.  A escolha foi difícil mas acertámos! É um médico competente, ponderado, não é de extremos, atencioso, sempre disponível e bem disposto, responde a todas as nossas perguntas e explica tudo. As consultas decorrem com calma e não de forma apressada, o que me agrada muito!
Falámos sobre o desenvolvimento, a linguagem, os acidentes e a segurança, a alimentação, os hábitos e regras da rotina diária e de higiene, a retirada da fralda, o sono, as atividades adequadas para crianças desta idade, a curvatura do pé...
Com 2 anos o D pesa 12 kg e mede 89 cm. Já tem praticamente todos os dentinhos, só faltam 3 molares que já furaram, já se notam as pontinhas, diz imensas palavras, percebe tudo o que lhe dizemos, anda, corre, sobe e desce degraus perfeitamente, joga à bola, reconhece os animais e imita os respetivos sons, identifica as partes do corpo, as pessoas e os objetos e algumas formas geométricas, constrói pequenas frases, sabe brincar e percebe as regras, imita as músicas e os gestos, identifica, reconhece e soletra o A E I O U... Enfim, o normal para um menino de 2 anos mas que deixa os papás maravilhados. É um menino bem disposto, sociável, meigo, calminho e, o principal, feliz e saudável. O que mais pode desejar uma mãe?! Que o tempo passe devagarinho e possa aproveitar ao máximo cada etapa! Esta fase é realmente MARAVILHOSA!!!

Dicas e sugestões do pediatra:

Nesta fase, o mais importante é estimular a fala e a motricidade fina. Como fazer para estimular a fala? Fale, fale e fale... Fale sobre tudo, as atividades do dia a dia, o que está a fazer, descreva as coisas que vai vendo durante um passeio, conte histórias, leia para eles, faça-lhe perguntas de forma a obter uma resposta, cante... Para a motricidade fina nada melhor que jogos de encaixe, legos, puzzles, construção de estruturas com cubos o desenho e a pintura.
 


Às vezes as coisas mais simples são as que os fazem mais felizes, não são precisos brinquedos caros ou coisas muito elaboradas basta o nosso amor e atenção! Ser mãe é exigente, muito exigente mas, a cada sorriso, a cada nova conquista, a cada miminho sabemos que tudo vale a pena!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário