terça-feira, 9 de junho de 2015

Barcelona - todas as dicas!

Barcelona é o destino perfeito para uma escapadinha, fica a pouco mais de uma hora de viagem de avião, o clima é ameno e tem imensa coisa para ver e fazer. É uma cidade repleta de história e cultura mas também uma cidade moderna, jovem e animada. Barcelona é uma cidade de contrastes, desde os passeios pelas ruas estreitas da cidade velha aos passeios pelas grandes avenidas da cidade moderna, as compras nas lojinhas tradicionais do Bairro Gràcia ou nas grandes lojas de marcas internacionais em Passeig Gràcia,  uma caminhada junto ao mar, de Port Vell a Barceloneta, ou uma caminhada até à montanha de Tibidado, uma visita à Fundación Joan Miró ou ao grande Camp Nou, um jantar na Praça Real ou junto ao mar, as imperdíveis visitas à Sagrada Família, Parque Güell,  La Pedrera... programas não faltam, tudo depende do gosto e do orçamento de cada um. Aqui fica a lista do que mais gostámos:
 
O que não podem perder em Barcelona:

Sagrada Família
Hospital de Sant Pau
Parque Güell
Parque de Montjuïc
La Pedrera
Manzana de la Discordia
Tibidado
Las Ramblas
Mercado de la Boqueria
Bairro Gótic
Camp Nou
Parque de la Ciutadella
Arco do Triunfo
Barceloneta
Port Vell
 
 

Onde comer:
Barcelona é uma cidade cara e para quem viaja com crianças pequenas não é fácil nos que diz respeito à alimentação, confesso que neste aspeto foi uma desilusão. Gostei muito da zona de Barceloneta, tem imensos restaurantes e esplanadas giras para jantar ou tapear e a zona da Sagrada Família, a mais económica ao contrário do que seria expectável.
 
Onde ficar:
Há imensos hotéis e há quem opte por alugar apartamentos, tudo depende do orçamento de cada um, para mim o mais importante, sobretudo, para quem viaja com crianças, é ficar próximo de paragens de transportes públicos.
 
Compras: Como todas as cidades turísticas europeias o que não faltam são lojas, feirinhas e mercados onde perder a cabeça e os euros. Há lojas giríssimas para pais e filhos mas sinceramente esta não é a minha prioridade neste tipo de viagem, principalmente, quando levamos um pequenito de três anos. A única compra que fiz foi um livro para o Diogo!

Transportes: Barcelona tem uma excelente rede de transportes que cobrem toda a cidade e funcionam muito bem. Nós usámos sobretudo o metro mas atenção, porque, apesar de termos lido que todas as estações estavam adaptadas para utentes com mobilidade reduzida, a verdade é que ainda existem algumas em que não existe elevador, o que implica carregar com o carrinho do pequenito e as malas. Há quem goste dos autocarros turísticos porque são super práticos e param em todas as atrações o que torna mais fácil conhecer a cidade. Nós preferimos conhecer as cidades a pé, usamos o metro ou os autocarros apenas para distâncias mais longas. Para os amantes das duas rodas, Barcelona tem uma excelente ciclovia e podem alugar uma bicicleta em vários pontos da cidade. E, o melhor, como têm uma rede de transportes integrados podem usar o mesmo bilhete nos diferentes meios de transporte. Nós optámos pelo T-10, válido para 10 viagens, quer seja de autocarro, metro, funicular ou comboio, inclusive o que liga o aeroporto à cidade. Os menores de quatro anos não pagam.

Roupas e sapatos confortáveis, um casaco mais quente porque à noite refresca, máquina fotográfica, uma mochila e boa disposição... não precisamos para uns dias fantásticos!!! O segredo é simplificar!

Sem comentários:

Enviar um comentário