quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

A Magia do Natal

Pela Dra. Ema Barros Mendes
Psicóloga Clínica de Crianças
 e Jovens
Independentemente da ideologia, religião, ou representação social do Natal, este já começou a invadir as nossas vidas. As Músicas de Natal entoam nos centros comerciais, no centro das cidades para apelar ao comércio local que tem sido esquecido, as lojas estão decoradas, as pessoas já desejam Feliz Natal e Boas Festas, a publicidade de sugestões de Natal e de brinquedos bombardeia-nos na televisão, nas rádios, em folhetos e claro saltam à vista os brinquedos nas prateleiras das filas de entrada nas superfícies comerciais, o que é uma delicia para as crianças e uma dor de cabeça para os pais… Mas será que o Natal deve ser associado somente a prendas? Ou há muito mais magia por detrás disso? Que mensagem estamos nós a passar aos mais novos afinal?
 
A maioria das pessoas gosta do Natal, porém esta época acarreta também muito stress por toda a organização que tem que ser feita, com a escolha dos presentes por exemplo nesta difícil conjuntura económica e nalguns casos mais críticos em famílias que este ano terão uma ceia mais reduzida, as cadeiras vazias lá em casa de quem já não está fisicamente neste Natal ou os filhos que têm que se dividir entre a casa da mãe e a casa do pai… uma época que marca todos nós de diversas formas. É um misto de emoções e hoje escrevo também para os adultos porque os sentimentos que os invadem passam inevitavelmente para os mais novos e a representação que estes terão do Natal será influenciada pela sua.
 
Ideias para este Natal com a sua criança ou jovem:
 
- Estimule a criatividade dos mais novos, reutilizando com estes materiais usados, como frascos, caixas, embalagens ou rolos de papel para fazer prendas personalizadas para oferecer ou para decorar a casa. Existem muitas ideias à distância de um clic, para além de poupar, promovem a sustentabilidade, atenuando a ideia de consumismo que está associado ao Natal.
 
- Peça ajuda para os preparativos de Natal: postais que podem ser feitos pelos mais novos, a decoração da casa, seleção da ementa da consoada e apoio para preparar os alimentos mais simples como os bolos. Esta interacção transmite mais uma vez um momento mágico do Natal hoje menos praticado... Quando a família cozinha em conjunto, disfruta melhor de todos estes momentos, ao invés de se comprar tudo confeccionado, mas atenção, é fundamental que espere que a casa se suje e a criança ou jovem também, mas depois limpar, faz parte, tente tornar este momento agradável para todos, sem grandes preocupações, afinal é Natal.
 
- Construa um calendário de Natal com um pequeno chocolate e uma mensagem que queira transmitir à criança ou jovem, uma mensagem que fale de amor, tolerância, solidariedade, partilha, entre outros.
 
- Em conjunto preparem um plano de atividades de Natal para fazerem em família, existem muitas propostas interessantes perto de si, para todas as idades, sendo algumas até gratuitas. Poderão também ver em conjunto alguns filmes de Natal, previamente selecionados de forma a transmitir aquilo que considera importante, com direito a pipocas e tudo!
 
- Aproveite esta época para fazer um mini cabaz de Natal para ajudar uma família carenciada, pode entregá-lo numa instituição de solidariedade da sua área de residência, envolva a criança ou jovem em todo este processo, desde a escolha dos alimentos, a elaboração do mesmo e a entrega na instituição. Pode também pedir para selecionarem roupas e brinquedos que já não utilizam para entregar a outras crianças ou jovens. Além de ajudar está a transmitir valores importantes como solidariedade, partilha e cooperação.

Em suma, disfrute do Natal de uma forma diferente este ano e aceite a cooperação da sua criança ou jovem para que se sinta menos sobrecarregado/a e para que disfrutem de Tempo Especial de qualidade. Além de prazeroso, tende a transmitir valores importantes para a sua vida adulta. Deixe claro que embora no Natal se fale mais de amor, tolerância, solidariedade e partilha estes valores devem acompanhar-nos o ano inteiro e fuja ao consumismo, explicando assim que o Natal é muito mais que prendas, é estar com a família e fazer coisas juntos porque garantidamente isto é o mais importante…Feliz Natal!
 
Fonte da imagem: Alexandre Beck
 

Sem comentários:

Enviar um comentário