terça-feira, 22 de julho de 2014

Finalmente, Férias! …Férias?

Pela Dra. Ema Barros Mendes
E chegaram as tão esperadas férias para as nossas crianças e jovens. Na maioria das vezes não coincidem com as dos pais, o que acarreta preocupações como, onde deixar os filhos e o que poderão fazer durante este período. As férias representam um tempo privilegiado de descanso e importante para a promoção dos vínculos entre os adultos e as crianças e jovens. As famílias aproveitam esta altura em que todos têm mais disponibilidade para fazer atividades em conjunto. Sem pressões de horários e rotinas as interações com momentos felizes e saudáveis em família são facilitadas.

A que horas é que vou ser criança?

- Este ano com os exames nacionais as nossas crianças e jovens tiveram muitas pressões para gerir e mais exigências do meio, às quais se tiveram que adaptar – turmas maiores, maior exigência na escola, e nalguns casos escolas novas, diferentes contextos e culturas. Esta situação não só aumenta a pressão das crianças e jovens como também lhes deixa menos tempo para o lazer, sendo então cada vez mais necessário um período de pausa para o descanso físico e psíquico.

- Sem os horários congestionados com aulas, trabalhos de casa, estudo, explicações, atividades extra-curriculares, atividades desportivas e até consultas médicas as crianças e jovens poderão recarregar baterias para começar o ano mais motivadas para aprender.

- Todas as atividades referidas embora importantes, fazem com que a criança não tenha tempo para brincar e a brincadeira é fundamental para o desenvolvimento de áreas importantes na vida da criança. As férias são então o momento ideal para que estas competências sejam desenvolvidas, sem pressões, de uma forma livre, espontânea e prazerosa. ***

Dolce fare niente

Quantas vezes já ambicionámos ter momentos Dolce fare niente, momentos em que não fazemos nada e desligamos a ficha por minutos? As crianças e jovens que absorvem muito mais conhecimento que os adultos ao longo do dia precisam ainda mais de ter momentos de ócio. Não fazer nada é necessário para que consigam consolidar as informações recebidas durante o ano letivo. Além disto a desocupação, por ser enfadonha, desenvolve a imaginação e a criatividade.

 

Fonte da imagem: Alexandre Beck

Reiniciando o computador…

- As atividades de lazer trabalham na prática os conceitos teóricos aprendidos ao longo do ano letivo e, como é do conhecimento geral, este é o formato mais eficiente para aprender, para além disso, como é feito de forma descontraída e lúdica, aumenta a motivação para estas aprendizagens pela diversão e bem-estar que proporcionam.

- É um momento privilegiado para as crianças e jovens criarem, aplicarem e refletirem sobre o que aprenderam durante o ano, sem pressões, obrigações ou horários rígidos.

- Facilita o crescimento e a maturação – proporciona novas experiências e diferentes aprendizagens que o contexto escolar não permite.

- É de referir ainda que quanto maior o descanso, e mais prazerosas as férias, melhor será o próximo ano letivo, sendo fundamental não sobrecarregar as crianças ou jovens com cursos de verão.

Pelas características deste período, as férias são o tempo ideal para melhorar as relações familiares e estabelecer hábitos de vida mais saudáveis, que durante o ano são difíceis pelas rotinas a que estamos obrigados, como a colaboração das crianças ou jovens em pequenas tarefas domésticas ou mudança de hábitos alimentares, por exemplo. Sem trabalhos de casa nem matéria para estudar ao final da tarde, as crianças e jovens poderão ter com os adultos o seu Tempo Especial.

 
***Ver artigo o sobre A Importância do Brincar  aqui

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