A comunicação e a linguagem devem ser
incentivadas desde o nascimento mas nesta fase o estímulo é ainda mais
importante e cabe-nos a nós, pais, motivá-los, educá-los e ajudá-los a adotar
modelos de linguagem corretos pelo reforço positivo, incentivo e valorização do
esforço da criança. Devemos promover a comunicação com os outros, expô-los a
novas experiências e estímulos que lhes permitam observar e refletir sobre o
que os rodeia e desenvolver uma personalidade curiosa. Tenho lido imenso
sobre o assunto e achei interessante partilhar convosco algumas dicas e
atividades que ajudam o desenvolvimento da Compreensão e da Expressão
Verbal. Algumas delas já as tinha referido mas achei importante
reuni-las a todas num único post.
Dicas:
- Falar com a criança e não para a criança.
- Explorar os momentos em que a criança se mostra
predisposta para falar, incentivando a troca de palavras e de ideias.
- Falar devagar e estabelecer contato visual com a
criança.
- Estimular o desenvolvimento do pensamento, a
estruturação da linguagem e a aquisição de vocabulário através do hábito
da leitura, lendo para ou com a criança (mais tarde).
- Elogiar as respostas e assumir uma atitude de
interesse, motivação e entusiasmo pelas respostas e questões colocadas
pela criança.
- Fazer comentários sobre o discurso da criança e
perguntas para esclarecer o raciocínio.
- Acrescentar informação ao reformular o discurso
da criança.
- Usar uma linguagem correta, rica e diversificada
e evitar expressões como "chicha" em vez de "carne" ou
"piu-piu" em vez de "pássaro".
- Usar palavras novas, explicando o seu significado
através de exemplos acessíveis à criança.
- Incentivar a aquisição de novo vocabulário
cantando, lendo lengalengas ou fazendo rimas com a criança.
- Fazer perguntas abertas (o que fizeste hoje? o
que foi o almoço? onde foste passear?). Este tipo de abordagem ajuda a
criança a refletir sobre as suas ações e sobre as situações do dia-a-dia,
produzindo memórias duradouras.
- Descrever o que se está a fazer no dia-a-dia,
conversando e interagindo com a criança. Desta forma, aprende o nome e
reconhece os objetos do quotidiano.
- Investir em momentos que proporcionem
tranquilidade e harmonia familiar e onde a criança se sinta incentivada em
interagir e comunicar com o outro.
- Dizer o nome de tudo o que vos rodeia, de
forma a aumentar o vocabulário: partes do corpo (enquanto se veste ou
toma banho), peças de roupa (à medida que se veste ou que se despe),
alimentos (quando vamos às compras, na cozinha ou durante as
refeições), nomes de locais a que vai com frequência (a escola,
a vossa casa, a dos avós, o supermercado...), animais, cores (da
roupa, dos lápis, da mobília da casa...).
- Contar como correu o vosso dia de trabalho, para
que ele também conte o que aconteceu na escola.
- Dedicar tempo de qualidade à família, onde
haja espaço para fazer atividades em conjunto e estimular o diálogo.
Atividades:
- Associar os gestos à fala, no dia a dia: “adeus!,
dá cá, vem cá, ali, aqui, eu, tu”;
- Dar pistas verbais, para que a criança descubra
do que estão a falar. Por exemplo: é amarelo, é quente, é redondo... é o
sol;
- Mostrar fotos e deixá-lo identificar os
familiares e amigos. O Diogo adora mas quando se vê a ele próprio diz
sempre que é o bebé;
- Jogar o “jogo das categorias”: primeiro definir a
categoria (por exemplo: animais) e depois cada jogador nomeia um elemento
(por exemplo: cão, gato, pato...);
- Jogar o “jogo de contrários”: peçam à criança
para completar as frases como por exemplo: o contrário de grande é..., o
contrário de quente é..., e dê exemplos: elefante (grande)/ rato
(pequeno); sopa (quente)/ gelado (frio); Brincar ao jogo das imitações;
- Brincar ao “para que serve?” em que a criança
descobre para que servem os objetos, por exemplo: bebo água por um...,
como a sopa com uma..., lavo os dentes com uma..., limpo as mãos à...
- Contar histórias em família;
- Contar uma história conhecida sem ajuda de
ilustrações, como O Gato das Botas, Os Três Porquinhos, A Lebre e a
Tartaruga...;
- Ser a criança a contar a história aos pais,
utilizando livros em que predominem imagens;
- Fazer desenhos e inventar uma história sobre
eles, por escrito ou oralmente;
- Aprender canções simples e cantá-las na hora do
banho ou da brincadeira, ao deitar, no carro...
Desculpem o testamento. Espero que seja útil!!!
(já tinha começado este post
há algum tempo mas agora, após a consulta com o pediatra, achei
que fazia ainda mais sentido. Fiquei super babada e orgulhosa quando o pediatra elogiou a forma como o Diogo se expressava, ficaria orgulhosa de qualquer forma mas sabe sempre bem ouvir elogios)
E fica aqui também a sugestão de um livro TOP para eles! Foi um dos presentes
que o Diogo recebeu! Um conjunto de atividades, divididas em capítulos,
adaptadas a cada idade. As folhas especiais e o marcador que o livro traz
permitem que as crianças façam e apaguem as atividades as vezes que
quiserem!
Os Meus Primeiros Jogos: 3 – 4 Anos
- 80 atividades para escrever e apagar por Fabienne
Vendel, Editora Presença
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